8 de julho de 2008

Oleões

Sempre me interessei muito pelo tema da ecologia. Mesmo quando era miúda e ainda nem se ouvia falar em reciclagem já eu adorava reutilizar tudo o que conseguia para fazer brinquedos e coisas úteis. Um dos temas mais recentes nesta área é a reciclagem de óleos alimentares. Embora praticamente não utilize óleo na cozinha (raramento faço fritos) preocupo-me em não o deitar pelo cano abaixo quando o uso. A princípio confesso que o fazia, mas depois de saber que os óleos contaminam as águas residuais tornando-as mais dispendiosas de limpar e podem até entupir os filtros das ETARs procurei saber o que deveria fazer com esses resíduos. A solução passa sempre por colocar os óleos numa garrafa (pode-se reutilizar uma garrafa ou um garrafão de água). A partir daí ou colocamos essa garrafa no lixo comum ou no chamado "Oleão" - o recipiente para reciclagem de óleos usados.
Acontece que quase não se vêem oleões na rua... Para dizer a verdade acho que vi dois na vida - um em Sintra, junto ao C.C. Olga Cadaval e outro em Porto Salvo! Finalmente tenho um sítio onde posso deixar o garrafão que tenho vindo a encher nos últimos meses :) Abaixo podem ver o mapa com o local indicado:


View Larger Map

Para quem ainda não conheçe, o oleão tem este aspecto:


(Foto retirada de anabananasplit at flickr)

Quando procurei informação sobre este oleão descobri que a Câmara Municipal de Oeiras andou a colocar destes oleões por todo o município:

LISTA DE OLEÕES NO CONCELHO DE OEIRAS

Por isso se não souberes se há um oleão perto de ti, procura na net, pode ser que encontres alguma coisa.
Para além desta boa notícia, fiquei hoje a saber que podemos ajudar a AMI entregando os óleos usados em restaurantes aderentes, sendo que a AMI recebe uma determinada quantia por cada litro de óleo entregue. No site da AMI estão disponíveis mais informações sobre esta iniciativa e a lista de restaurantes aderentes.

Por isso já sabem: Colocar os óleos usados, o óleo das latas de atum, etc, num garrafão (eu até tenho um funilzinho para ajudar à tarefa) e depois é só decidir o que fazer com ele:
- Deitar no lixo (solução menos ecológica mas ainda assim melhor que deitar pelo esgoto);
- Colocar num oleão (solução ecológica);
- Entregar num restaurante aderente à iniciativa da AMI (solução ecológica e altruísta)

Boas reciclagens!

Sem comentários: